Logotipo club-des-chateaux 2020.png

SOBRENÓS

Somos uma associação de 10 quintas vinícolas, nove francesas e uma portuguesa, das mais belas regiões (Alsácia, Borgonha, Champanhe, Douro, etc.), em que a relação direta produtor-consumidor final está no cerne do nosso projeto. É por isso que temos nossa própria casa, bem no coração da cidade.

A sede do Club des Châteaux fica em Bordeaux. O primeiro estabelecimento foi inaugurado em junho de 2020 em Lisboa (junto ao Saldanha).

Os laços familiares entre a propriedade inicial do Clube e Portugal levaram à abertura deste primeiro espaço em Lisboa. Uma cidade onde os vinhos do resto do mundo ainda são difíceis de encontrar e ainda mais para serem degustados a copo num wine bar. O nosso objetivo é proporcionar degustações e harmonizações de bons vinhos, acessíveis aos lisboetas.

 

Club des Châteaux

As vinícolas do Club des Châteaux produzem vinhos com edição limitada, castas próprias, de vinhas cuidadosamente trabalhadas nos melhores terroirs das regiões.

 

Estas vinícolas, também conhecidas por châteaux (castelos, na tradução literal) tratam-se, na verdade, de quintas familiares, autónomas e independentes com séculos de história e longa tradição vinícola em zonas demarcadas.

A maioria tem verdadeiros castelos datados entre os séculos XI a XIX, locais belos e românticos com possibilidade de visitas e alojamento.

Chamilly Le Chateau web.jpg

Os Vinhos

Convidamo-lo a experimentar e a sentir novos aromas, a despertar novas sensações, através da degustação destes vinhos das mais variadas castas tais como: 

Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Grenache, Touriga Nacional, Trousseau, Grolleau, Gamay, Sauvignon, Semillon, Chardonnay, Clairette, Chenin, Savagnin, Petit Manseng, Gros Manseng, Ugni Blanc, Rabigato, Viosinho, Gouveio, Aligoté, Riesling e Gewurztraminer, entre outras!

Estas castas e as tradições de cada região dão origem aos vinhos secos, meio-secos ou doces, aos tintos, rosés ou brancos, e até aos “Amarelos” no Jura. Vinhos tranquilos ou espumantes. Armanhaques. E claro, vinhos do Porto. Frutados ou envelhecidos em barricas de carvalho que o irão surpreender.

Para degustar

CHAMPAGNE - Champagne BOCHET LEMOINE - desde 1948

Ao sul da Montagne de Reims, em Cormoyeux, uma propriedade de 8 hectares, com uma produção de 80.000 garrafas por ano, de champanhe produzido manualmente. O champanhe extra-seco (entre um brut e um meio-seco) é particularmente adequado para o paladar português. O Brut Nature (favorito do guia hachette) é um champanhe para os amantes do vinho. O cuvée Les Grimprés, blanc de blanc 100% Chardonnay, valeu ao jovem Pierre Bochet o prémio "Young Talents of Champagne 2020".

ALSACE - Domaine Bernard HAAS - desde 1776

Em Kaysersberg, uma das aldeias mais bonitas da França, esta pequena propriedade familiar de 13 ha em conversão orgânica, produz todas as variedades de uvas únicas da região de Alsácia. No Club temos Muscat (aparentado com o Moscatel português), Gewurztraminer (muito exuberante), Pinot Gris (elegante meio-seco) e Riesling Grand Cru Schlossberg (um seco, magnífico).

BOURGOGNE - Château de Chamilly - desde 1650

Esta propriedade, gerida pela família Desfontaine, existe há quase 4 séculos, na fronteira da Côte de Beaune com a Côte Chalonnaise. Oferece o topo da grande Borgonha (Corton Grand Cru, Puligny Montrachet), mas também Borgonha com uma relação qualidade-preço excecional, como a Côte Chalonnaise ainda sabe oferecer: Mercurey, Montagny ou Burgundy Aligoté.

JURA - Château d´Arlay - desde o século X - Mais de 1000 anos na mesma família

Hoje, o Conde de Laguiche administra o Chateau, cuja história é repleta de Príncipes e Duques e sempre foi transmitida por herança na família. A propriedade pertenceu à família Orange, ancestral da atual Rainha dos Países Baixos. Mas o Château d'Arlay é também - e acima de tudo - um monumento ao vinho com o seu majestoso Vin Jaune (100% Savagnin) e também com o seu MacVin ou mesmo com o seu incomparável Corail, fruto da vinificação conjunta de 5 nobres castas de Jura, pretas e branco: Pinot Noir, Trousseau, Poulsard, Chardonnay e Savagnin. Vinhos ... excêntricos e magníficos!

BEAUJOLAIS - Château de Varennes - desde o século XI

Um verdadeiro castelo medieval situado em Quincié em Beaujolais, é um castelo onde se pode casar…. Ou então conheça o Beaujolais como nós gostamos, crocante e frutado mas com corpo, graças às vinhas velhas que rodeiam o Château. 100% Gamay, uma casta muito pouco conhecida fora de França: uma descoberta surpreendente para todos os nossos amigos portugueses!

CHATEAUNEUF-du-PAPE - Domaine Tour Saint Michel - desde 1930

São as mulheres que mandam aqui, Mireille e Magali Porte, a mãe e a filha. Vinhos potentes e elegantes nascidos no terroir de maior prestígio do sul da França. A bela garrafa gravada com o brasão dos Papas lembra que no século XIV por quase 100 anos, os Papas residiram em Avignon, a poucas léguas de Châteauneuf-du-Pape. Uma Côte du Rhône muito elegante, também de Syrah e Grenache, nascida na orla de Châteauneuf-du-Pape, completa a gama.

ARMAGNAC et GASCOGNE - Château Laballe - depuis 1820

Terra de Liberdades, Mosqueteiros e propriedades independentes, Armagnac é como um primo "diferente" do Cognac. Aqui não existem grandes marcas globais. O Château Laballe tem 200 anos, sempre na família Laudet, e produz toda uma gama de Armagnacs, bem como vinhos secos ou semi-secos, com mais de 20ha. Temos no Club a gama 12/03/21 anos, todos disponíveis a copo. E também safras muito antigas (1989, 1974)

BORDEAUX - Château Piron - desde 1695

A região de Graves é conhecida por ser o berço dos vinhos de Bordéus, na época romana, mas também a região de maior prestígio para os brancos secos. Para os tintos, é a “síntese de Bordéus”, onde combinamos Cabernet (cara ao Médoc) e Merlot (a uva rei de Saint Emilion e Pomerol). O Château Piron oferece vinhos brancos frutados, companheiros perfeitos para as ostras (que amamos no Club!) E outros vinhos amadeirados e refinados. No tinto, o envelhecimento prolongado em barricas de carvalho dá vinhos muito tânicos que é bom decantar, para que se revelem plenamente. O Château Piron é a propriedade fundadora do Club des Châteaux.

ANJOU - Château du Fresne - desde 1467

Localizado nas margens do Layon, algumas dezenas de quilómetros a oeste dos famosos castelos do Loire, o Château du Fresne é a maior das propriedades associadas do Club des Châteaux (80ha). Aqui a diversidade é realmente enorme: dos grandes vinhos doces de colheita tardia (Côteaux du Layon-Faye) aos clássicos Cabernets, os curiosos Grolleau ou Cabernet d 'Anjou meio-seco ou mesmo os hiperconcentrados brancos secos de Chenin ou os muito elegantes Vinhos espumantes. Layon, como o Ciron em Bordéus, oferece as condições ideais para um microclima húmido, favorável à botrytis, este nobre fungo que faz os grandes vinhos doces da França.

DOURO & PORTO - Vieira de Sousa - Desde há 6 gerações

Especialista reconhecida em vinhos do Porto brancos, a casa familiar Vieira de Sousa aderiu ao Club des Châteaux em dezembro de 2020. Oferece uma viagem pelos vários estilos de Vinho do Porto: Ruby, Tawny, LBV, Vintages para tintos, Extra Dry e envelhecidos 10 ou 20 anos para brancos. Situadas em pleno Douro, perto do Pinhão, as vinhas do Domaine's produzem também vinhos clássicos, nomeadamente o branco e o tinto “Reserva” envelhecidos em barricas, de magnífico equilíbrio e requinte, que oferecemos a copo ou em garrafa no Club.

.

.

Séculos de Experiência

As vinícolas do Club des Châteaux produzem vinhos com edição limitada, castas próprias, de vinhas cuidadosamente trabalhadas nos melhores terroirs das regiões.

 

Estas vinícolas, também conhecidas por châteaux (castelos, na tradução literal) tratam-se, na verdade, de quintas familiares, autónomas e independentes com séculos de história e longa tradição vinícola em zonas demarcadas.

A maioria tem verdadeiros castelos datados entre os séculos XI a XIX, locais belos e românticos com possibilidade de visitas e alojamento.

Contactar

Diretamente de França para Lisboa

na Loja Online ou no espaço Garrafeira/Wine Bar:

Rua Actor Taborda, 43 (Saldanha)

Segunda a Quinta, das 17h às 23h

Sexta e Sábado, das 10:30h às 24h

Mensagem enviada com sucesso.

tel. 21 357 1351 / 964 784 761

infos@chateaux.pt